setembro 18, 2014

Superar barreiras!

Desde sempre me interessei pelas ates plásticas, criar com as mãos. Desde pequena que fazia as roupas para as bonecas, andava com tecidos e linhas para trás e para a frente, papéis, colagens, recortes, desenhos e tintas. No entanto sempre achei que o que fazia não era bom, eram apenas brincadeiras. Aquela falta de estímulo de quando somos pequenos, aqueles rótulos do tipo: Não tens muito jeito para...! Podia ser melhor! Não é bem assim que se faz um pato! O sol não é cor de rosa e blá blá blá, destroi qualquer criatividade interior!

 Depois fui crescendo e a minha formação levou-me para outra das minhas paixões, estudar o mundo e a natureza. Conduzi-me para o lado mais científico. Estruturei o meu cérebro para a ciência, e passei a acreditar que desenhar, pintar e criar eram atividades apenas para os criativos, para os que tinham estudado muito para isso, ou melhor, que já nasciam com esse dom! Passei a acreditar que algumas pessoas tinham jeito e outras não. Passei a acreditar que não poderia desenhar sequer uma flôr, quanto mais pintá-la. No entanto o bichinho lá estava e eu ficava deliciada ao ver desenhos, costuras e as criações dos outros. Sempre comprei materirias e dentro de quatro paredes sempre ía metendo as mãos nos meus crafts, sem nunca consentir para mim própria que poderiam ser vistos ou até gostados por outras pessoas.

Realmente há aspetos do nosso crescimento, e coisas que vamos interiorizando que simplesmente nos limitam e bloqueiam, impedindo que nos mostremos ao mundo, que nos expressemos conforme gostamos e queremos, sem ter qualquer receio do que outros vão pensar ou dizer.

De há uns anos para cá  decidi que isto ia mudar. Depois de ter um filho muita coisa mudou!!Comecei a pesquisar sobre CRIAR livremente sem medo. Comecei a permitir-me desenhar, rabiscar, pegar nos pinceis e pôr cores no papel. Tem sido uma aventura fantástica e descobrir que, com treino e vontade interior e AMOR por aquilo que se faz, afinal podemos CRIAR coisas de que gostamos.  Perceber que o que eu crio me dá prazer, faz-me vibrar e que a cada trabalho feito gosto cada vez mais do resultado final.

Fiz cursos de feltragem, modelação, costura e cursos on line. Acabei por fazer malas, saias, claças, desenhar, explorar, pensar fora da caixa. Ultimamente tenho-me dedicado mais às tintas, aos desenhos e colagens.

Tenho aprendido a não ter medo de CRIAR. Pegar nos materiais e explorar, criar o absurdo e não ter medo disso. Porque eu sempre fiz isso, mas guardava logo a seguir na gaveta. Agora permito-me mostrar aos que me rodeiam,, aos meus mais chegados.

 Por estímulo deles, e como forma de atingir mais um objetivo meu, a partir de hoje vou colocando aqui também as experiências que tenho feito, a exploração de materiais, de técnicas, o meu crescimento. Nos próximos tempos vou colocar exercícios que tenho feito nos últimos meses.
Não sou pessoa de me agarrar a uma técnica ou tipo de craft e passar anos a fazer o mesmo, por isso tanto podem aparecer aqui trabalhos de desenhos e tintas, como colagens, reciclagem, costura...
Enfim a expressão que me guia é CRIAR.  As técnicas e os materiais são os que me apetecerem no momento. O produto final é o que menos me importa. O que me interessa é o prazer que tenho ao brincar com os materiais e o meu crescimento.

Por um lado acabará por ficar como um álbum do que faço, um testemunho da minha aprendizagem.
Aprendizagem em casa, homeschooling para adultos, sozinha e com professores à distância.

Tem sido uma aventura fantástica. Espero que gostem!
Bem, mas se não acharem muita piada, também não faz mal, eu adorei criar cada uma delas.
É claro que os vossos comentários simpáticos serão sempre um estímulo! :)


A minha irmã, é sem qualquer dúvida a minha primeira fã. Gosta de tudo o que eu faço e sempre que lhe mostro algo o espanto é grande e o incentivo fenomenal e vibrante. Claro que nem tudo é assim tão espetacular mas ela é uma querida. É ela o meu grande incentivo para sair da caixa, para me mostrar e não ter medo disso.

Por isso o desenho que vou aqui mostrar hoje é homenagem para a Clau. Fiz este desenho no dia de Páscoa deste ano. Mostrei-lhe e ela simplesmente adorou. De tal forma que logo de seguida escreveu uma história à volta do desenho. Por isso o primeiro é para ti Clau. Obrigada pelo apoio, pelas palavras sempre de incentivo.









  


AMOR     CRIATIVIDADE     AUTOCONFIANÇA   

 ACREDITAR EM TI






2 comentários:

  1. Extraordinário! Extraordinária criativa e profissional. Sim, sou a Cláu, que admira e é fã do teu trabalho. Do teu, do meu e do de todos, que ultrapassando as barreiras do convencional e só socialmente certo ou correcto (conceitos) ilustram e constroem as próprias vidas. São os escritores e ilustradores das suas próprias vidas. Tem imaginação, criatividade, criam e por isso conseguem sere felizes, apesar do caminho ... caminham e isso para mim é de salutar, aplaudir, distinguir e mostrar. És genial, um talento ... ah, a história ainda não é conhecida do público (geral), mas aguardem ... pelo menos e a ver pela ilustração era impossível não escrever. É da união, das criações que um colectivo se pode erguer e se diferenciar da norma, porque é ele mesmo, aceitando todos na sua essência e realização de Ser. Parabéns Francisca e Mário Omelete. Eu estou e estarei sempre atenta, e curiosa, pois é sempre o acto criativo importante na Vida de todos, bom, quem a tempo o percebe ... porque isso é tomar o comando, as rédeas, o próprio e cada um, das suas vidas, e isso é do melhor e mais saudável que pode existir ... Sabedoria, se chama ....
    Obrigada, Gratidão ... e continua, não hé obstáculos, eles apenas existem na nossa mente, só e apenas, o resto é tela, papel, chão, onde tudo é possível e onde cabe a plena e liberta imaginação.

    Gratidão, Cláu.

    ResponderEliminar