abril 18, 2013

Relações entre os números








Acho muito importantes as crianças brincarem com os números através de jogos e manipulativos que lhes permitam perceber das relações entre eles e as diferentes operações. Para mim decorar só, é meio caminho para amanhã já não saber nada. Perceber e fazer ligações entre as coisas permite compreendê-las muito melhor e construir uma rede de conhecimentos muito mais sólida e duradoura.
Ando sempre à procura de formas divertidas de brincar com a matemática e que não coloquem o F. agarrado ao lápis e ao papel, pois para ele é um aborrecimento, e eu acabo por me chatear.
Numa destas pesquisas encontrei aqui uma ideia para relacionar a divisão e a multiplicação. Uns triângulos em que se colocam números nos três vértices, e entre esses números há algumas relações. Depois é brincar com eles e ir pedindo à criança para encontrar  essas relações.

Fiz então estes triângulos com a tabuada até ao 5.
Cada triângulo mostra-nos que a multiplicação dos números da base do triângulo dá o número do vértice oposto. A divisão entre os números nas laterais dos triângulos dá como resultado o número do vértice oposto.
Dá ainda para eles perceberem que 4x9 é igual a 9x4, por exemplo.  E assim, se aprenderam a tabuada até ao 4 percebem que afinal até já sabem muito mais.
Dá ainda para ver que resultados iguais, podem surgir da multiplicação de números diferentes. 
Bem e isto foi o que nós exploramos, porque se calhar ainda podemos encontrar mais relações.
Foram feitos facilmente com cartão dos pacotes de leite e fica uma ferramenta muito boa para trabalhar estas operações de uma forma mais divertida.
Não sei como é com os vossos filhotes, mas com o meu quanto mais a brincar e menos papel, mesa e cadeira melhor. Sentá-lo a uma mesa a fazer fichas é para esquecer.
Espero que este material possa ser útil. Eu gostei mesmo.

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Uma excelente ideia e nunca tinha pensado nela. Sabes, eu não sou de ciências e portanto tenho pouca criatividade nesta área. Que forma tão simples de descomplicar a coisa. A Madalena vai adorar. Uma coisa tão abstrata mostrada tão preto no branco. Obrigada Francisca!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel. Eu sou das ciências mas de Biologia/Geologia. A minha matemática prática também já vai longe, mas gosto muito de procurar formas simples de ensinar matemática ao F. ou melhor de fazer o complemento relativamente àquilo que ele aprende. Acho que assim eles podem ver a matemática como sendo algo que tem relação com muita coisa no dia a dia.

      Beijinho Francisca

      Eliminar