janeiro 20, 2013

Dominó de números romanos


O F. anda a aprender a numeração romana. E ontem durante aquela tarde inspiradora lembrei-me de inventar um jogo. O “Dominó romano”. 
Expliquei ao F. qual era a minha ideia, ele achou piada e ficou logo entusiasmado e fomos pôr mãos à obra para o construir.


Fiz no word as peças do dominó. Umas casa com numeração árabe e outras casas com numeração romana. Inventamos uma novidade para esta nossa versão de dominó. Criámos 4 cartas bónus, em que um dos espaços está em branco. A quem sair esta peça, pode usá-la quando não tiver um qualquer número que lhe faça falta, não indo assim ao baralho. Imprimimos as peças, cortamos e plastifiquei as de bónus para que se possa escrever com caneta de acetato e voltar a apagar.
Foi rápido fazer o jogo. Fizemos as regras e de seguida experimentamos. Resultou mesmo. Joga-se muito bem. Hoje de manhã o F. quis voltar a jogar, depois de ontem termos jogado várias vezes. 

O Jogo fica interessante pois a criança tem sempre que fazer a relação número romano/número árabe. Tem de os conhecer para os colocar na mesa. 

Para uma próxima versão teremos de fazer com números maiores. Assim, a jogar vamos aprendendo sem dar conta!





11 comentários: