julho 04, 2014

Borboleta Gigante



Quando em Abril, nas férias da Páscoa, a encontramos no parque de campismo de Manteigas, nem queríamos acreditar no que estávamos a ver. Uma borboleta gigante, junto ao chão no muro do passeio. Quando eu digo gigante é mesmo a sério, tendo em conta o tipo de borboleta que estamos habituados a ver! Ela lá esteve quieta no muro todo o tempo, durante a seção de fotos e depois durante os dias em que ficámos no parque. Pensámos logo pelas cores que seria noturna e como tal não voava durante o dia, estaria a descansar, mas à noite íamos espreitá-la e ela também de lá são saiu. Sitou-se junto a uma lâmpada forte  e por lá permaneceu. Não se alimenta perguntávamos nós!? Como aguenta este tempo todo! Se calhar está doente!

Viemos embora com todas as dúvidas. Que borboleta era aquela? Que espécie seria? Durante este tempo todo não tive oportunidade para pesquisar e tentar identificaá-la. Até hoje! Descobri que a nossa borboleta gigante é a maior borboleta noturna europeia e que é frequente no sul da Europa, na zona Mediterrânea. É uma Borboleta - grande- pavão-noturno conhecida cintificamente por Saturnia pyri.













Família Saturniidae
Saturnia pyri (Borboelta-grande-pavão-noturno)
Encontra-se no centro e sul da Europa, particularmente na região mediterrânica. A lagarta alimenta-se da folhagem de árvores de fruto nomeadamente pereiras e macieiras. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a fêmea mais clara e o macho mais escuro e ligeiramente mais pequeno. Os membros desta família são dos maiores em envergadura. A maior de todas (residente no sudeste asiático) é a Attacus atlas (borboleta- Atlas) que chega a atingir 30 cm, e foi durante muitos anos o maior insecto do mundo. A Grande Pavão Nocturno é a maior borboleta noturna da Europa com 17 cm.
Esta informação foi retirada daqui

2 comentários:

  1. Linda borboleta… e lindo momento. Há momentos, se não mesmo todos, devem merecer um olhar especial. Retermo-nos em significados, talvez fosse canseira em vão. Porém guardar os sentimentos, das manifestações cuja natureza transmite da forma mais genial … é tão bom. As tais mensagens encobertas, como às vezes as percepciono. Adoro as borboletas, a (s) oportunidades (s) que as mesmas manifestam ser :) O tal “lembrete” que tal como elas, nos lembram de tanto. Também voamos e passamos pelos diferentes estádios … próprios, se calhar, das “etapas da alma” … Criar, aceitar, Transformar e Ter Coragem ….
    Castanha?! Talvez apesar de indecisões, o apelo ao yang, Terra … Chão.
    Linda borboleta!
    Pois, são privilegiados Mário e Omelete!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar