maio 14, 2014

Jogos matemáticos - Quadrados misteriosos


Já sabem como sou fã de jogos matemáticos. Daqueles em que as crianças podem treinar as suas competências sem se aperceberem que estão a fazer exercícios de matemática. No meu caso dão muito jeito, para serem sustitutos de fichas pois o F. detesta fazê-las.Para ele chegam as que faz na escola!
Vi este jogo na internet, e assim que o vi desafiei logo o F. para fazermos.
A reação foi de autêntico espanto com o resultado. Ficou mesmo interessado.

Faz-se um quadrado, nos quatro cantos colocam-se números ( pode ser de 1 a 20, de 1 a 50, ou de 1 a 100, dependendo da capacidade da criança já fazer cálculos mentais com esses números).
O número que resulta da  diferença entre os números de cada canto coloca-se no centro. Agora estes números serão os cantos do quadrado seguinte. Vamos fazer sempre da mesma maneira e construíndo quadrados dentro de quadrados. Vai chegar uma altura em que todos os lados do quadrado têm o mesmo número e necessariamnete o último quadrado tem todos os lados com zero.

O F. ficou fascinado,pois fizémos muitos, com números muito diferentes e dá sempre o mesmo resultado. Depois verificámos que só consguíamos construções com no máximo de 5 quadrados. É interessante  tentar pensar quais serão os números para se conseguirem mais quadrados.

É muito divertido, e um ótimo passatempo para pais e filhos.












1 comentário: