abril 28, 2013

Tesouro no Jardim Botânico

Temos a sorte de viver numa cidade que tem um lindo Jardim Botânico. Hoje fomos aproveitar o sol e passear naquele espaço. Não tínhamos pensado em nada de especial para fazer, apenas passear, brincar, divertir e apanhar sol. Mas na verdade seguiram-se atividades que nos levaram a entrar no mundo fantástico das plantas.
O sítio de eleição e onde passamos muito tempo foi junto da figueira estranguladora (Ficus macrophyla), que com os seus braços e raízes gigantes dá para escalar e estarem lá em cima várias pessoas.


Lembrei-me de dizer aos miúdos (ao F. e à nossa amiga J. de nove anos e que nos costuma acompanhar em muitas brincadeiras) para fazermos uma caça aos tesouros da natureza. As regras eram: apanhar o que achássemos interessante e que viesse das árvores (casacas, frutos, flores, sementes) e só se podia apanhar material do chão e não apanhar das árvores. O objetivo era ir fazendo uma coleção dos achados no muro do jardim. Eles acharam interessante, e começou a caçada. Andavam de olhos postos no chão e a seguir no ar para ver donde vinha o tesouro que se tinha encontrado.
Muito giro. Nestas coisas acabo sempre por me surpreender pela positiva com as crianças. Como eles estavam tão interessados, e a percorrer todos os cantos à procura de sementes, folhas e pinhas diferentes.
À medida que as mãos iam ficando cheias íamos colocar os achados no muro e a coleção ía crescendo. Como nos íamos afastar para a mata do Botânico para continuar a nossa caça, colocamos um papel a pedir aos visitantes que não mexessem na nossa coleção. E ela lá ficou no muro até ao nosso regresso.


Na mata as crianças divertiram-se nos baloiços do skyGarden. Quando voltamos acabamos a coleção e expusemos todos os nossos tesouros.




A coleção assim exposta ficou mesmo bonita. Eles ficaram encantados ao verem tantas coisas e com cores tão diferentes
. Teve piada que até uma rapariga estrangeira que andava a passear por ali viu a nossa coleção e pediu-nos para fotografar. As crianças ficaram muito orgulhosas.
Depois das fotos, colocamos todos os achados num saco e trouxemos para casa a nossa linda coleção.
Que bela manhã!





Sem comentários:

Enviar um comentário