Acho muito importantes as
crianças brincarem com os números através de jogos e manipulativos que lhes
permitam perceber das relações entre eles e as diferentes operações. Para mim
decorar só, é meio caminho para amanhã já não saber nada. Perceber e fazer
ligações entre as coisas permite compreendê-las muito melhor e construir uma
rede de conhecimentos muito mais sólida e duradoura.
Ando sempre à procura de formas
divertidas de brincar com a matemática e que não coloquem o F. agarrado ao
lápis e ao papel, pois para ele é um aborrecimento, e eu acabo por me chatear.
Numa destas pesquisas encontrei aqui
uma ideia para relacionar a divisão e a multiplicação. Uns triângulos em que se
colocam números nos três vértices, e entre esses números há algumas relações. Depois
é brincar com eles e ir pedindo à criança para encontrar essas relações.
Fiz então estes triângulos com a
tabuada até ao 5.
Cada triângulo mostra-nos que a
multiplicação dos números da base do triângulo dá o número do vértice oposto. A
divisão entre os números nas laterais dos triângulos dá como resultado o número
do vértice oposto.
Dá ainda para eles perceberem que
4x9 é igual a 9x4, por exemplo. E assim, se aprenderam a tabuada até ao 4 percebem que
afinal até já sabem muito mais.
Dá ainda para ver que resultados iguais, podem
surgir da multiplicação de números diferentes.
Bem e isto foi o que nós exploramos, porque se calhar ainda podemos encontrar mais relações.
Foram feitos facilmente com
cartão dos pacotes de leite e fica uma ferramenta muito boa para trabalhar
estas operações de uma forma mais divertida.
Não sei como é com os vossos
filhotes, mas com o meu quanto mais a brincar e menos papel, mesa e cadeira
melhor. Sentá-lo a uma mesa a fazer fichas é para esquecer.
Espero que este material possa ser útil. Eu gostei
mesmo.
Muito bom!!! Uma excelente ideia e nunca tinha pensado nela. Sabes, eu não sou de ciências e portanto tenho pouca criatividade nesta área. Que forma tão simples de descomplicar a coisa. A Madalena vai adorar. Uma coisa tão abstrata mostrada tão preto no branco. Obrigada Francisca!!!
ResponderEliminarObrigada Raquel. Eu sou das ciências mas de Biologia/Geologia. A minha matemática prática também já vai longe, mas gosto muito de procurar formas simples de ensinar matemática ao F. ou melhor de fazer o complemento relativamente àquilo que ele aprende. Acho que assim eles podem ver a matemática como sendo algo que tem relação com muita coisa no dia a dia.
EliminarBeijinho Francisca