abril 28, 2013

Nature Journal

Depois de uma manhã muito divertida e colorida no Jardim Botânico e com um tesouro lindo e colorido encontrado durante o passeio, havia que perceber um pouco o que eram aquelas coisas que tínhamos encontrado.



Propus-lhes fazerem um pequeno livro onde registassem com desenhos e descrição aquilo que encontraram. Separaram os achados por grupos: folhas, flores, pinhas, frutos. 



Começaram por fazer a capa do seu livro, onde escreveram o local dos achados e o nome do autor. Na página seguinte escreveram a data e começaram as suas representações.




 Claro que a figueira estranguladora foi a protagonista, com o F. a desenhar uma escada para trepar à árvore e os miúdos lé em cima a brincarem (a escada foi imaginação sua, pois a árvore não tem lá nenhuma escada, tem de ser mesmo trepada e como ele conseguiu lá chegar acima era como se tivesse subido uma escada) . Seguiram-se então os desenhos dos frutos, das flores e das pinhas.




Eles acabaram por aprender bastante com estas duas atividades que saíram muito naturalmente no decurso de um passeio e que não tinham sido nada planeadas. Olharam para o o Jardim Botânico de forma diferente, pois até aqui só lá íamos passear. Estiveram atentos a aspetos que na maioria das vezes passam despercebidos. Aprenderam um pouco mais sobre as árvores. 
E ainda chegaram à conclusão que teria sido importante se escrevêssemos o nome das árvores pois muitos dos achados não sabíamos de que árvores vinham. Quer dizer que este trabalho não terminou e eles ficaram com vontade de voltar. Da próxima vez há que levar um livrinho para o local e fazer lá os registos.

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