outubro 31, 2013

Feliz dia das Bruxas


Quase todos os nossos materiais de crafts ficaram em Coimbra. Para aqui só vieram materiais simples como papel colorido, cartolinas, lápis, canetas e tesoura. Assim, há que apelar pela imaginação para criar atividades interessantes com poucos recursos. 
Depois de ter visto no blog da Marvan esta atividade muito simples, pensei logo que a tinha de fazer com o F. E assim foi. Ontem estivemos a fazer fantasmas de papel higiénico, para que ficarem muito finos e a ver se eles voavam.

Trata-se de colocar os fantasminhas a voar usando a eletricidade estática que se cria da fricção de uma caneta com a roupa. Na verdade nós começamos com a sugestão da Marvan e usámos um balão, mas os fantasminhas quase nada se mexiam. Então sugeriu-se usar outros objetos, como canetas. E assim realmente os fantasmas levantaram voo . 




Esta é uma brincadeira, mas na verdade a explicação científica que está por trás dela é muito interessante para depois se explorar com as crianças.
Hoje voltei a repetir a experiência para tirar as fotografias, pois ontem com a diversão não deu!

outubro 28, 2013

Uma cidade com Formas Geométricas

Brincar com formas geométricas pode ser bastante divertido! Basta recortar uma quantidade de quadrados, retângulos, triângulos, e círculos de vários tamanhos e  cores. 
A maior parte destes quadrados e triângulos resultaram de restos que eu guardo das cartolinas de outras atividades.




Em cima de uma cartolina  é só deixar a imaginação fuir, que irão aparecer as mais bonitas cidades. 



 Aqui em casa também surgiu um monstro  e até houve lugar a uma pequena história do monstro na cidade. (é engraçado porque eu imagino uma atividade e ela acaba por ir além do que eu pensei e aparecem ideias novas, pois F. acaba por inventar novas situações).


 As crianças devem manusear manipulativos matemáticos para mais facilmente  compreenderem a matemática.
Neste caso de uma forma divertida fala-se de formas geométricas e das suas características. A criança faz a ligação entre elas e muitos objetos que observa diariamente.




Fica uma atividade muito interessante. 
Nós não colámos, pois assim podem-se mudar de lugar e constroem-se novos objetos. E mais tarde este material servirá para outras atividades.

outubro 09, 2013

Grandes mudanças!



Muita coisa mudou por aqui em menos de uma semana!
Fui colocada em Castelo de Paiva, uma vila longe de Coimbra e tivemos que nos mudar para cá. Mãe e Filho. Bem, nem sequer conseguia estar aqui a trabalhar e estar longe do meu filhote!

O F. teve de sair da sua escola e deixar os seus amigos para vir comigo. A princípio fiquei em choque (tantas mudanças para ele!).  Mas depois comecei a ver os aspetos positivos. Tudo se encaminha para o tipo de vida que quero ter e dar ao meu filho. Viver num local pequeno, onde o stress e a correria possam dar lugar à clama e a mais tempo de qualidade com o meu filhote. Mudamo-nos de uma cidade para uma vila pequenina. O F. veio para uma escola também ela muito pequena, daquelas à moda antiga. Poucos meninos, uma turma pequenina, vamos a pé para a escola… Muitas mudanças, mas também muitos aspetos positivos. Já foi à sua escola nova e gostou muito. Vinha feliz, o que deixa logo o coração de uma mãe mais clamo e em paz. 

Não tenho possibilidade para fazer ensino doméstico, aquilo que eu realmente gostava, mas pelo menos já saí da cidade e estou num lugar mais calmo e simples para o F. 

Uma coisa é certa, as nossas atividades vão continuar, para que as aprendizagens se tornem mais divertidas!!